sábado, 14 de janeiro de 2012

Reforma Agrária

  É a distribuição de terras feita pelo estado. O Estado compra ou desapropria terras de grandes proprietários e distribui lotes para famílias camponesas.
  A reforma agrária tem uma realização muito lenta por enfrenta varias dificuldades, pricinpalmente pelos proprietários que resiste em não vender as terras.
  A reforma agrária teve inicio no Império Romano com os irmãos Graco. Com a grande disponibilidade dos escravos ocorreu limitação nas vias de inserção econômicas e urbanas e assim os plebeus romanos perdeu os seus status. Então os irmãos Graco tentando resolver esse problema consegui aprovar uma lei agrária que limitou a extensão das terras pertencentes à nobreza e derteminou a distribuição de terras públicas para os despossuídos. Os patrícios não concordaram com a lei então assassinaram Tibério Graco e 500 de seus asseclas.
  Caio Graco, ascendeu ao cargo de tribuno da plebe, 10 anos depois da morte do irmão, com intenções de retomar os projetos do seu irmão. Conquistou a confiança política dos cavaleiros romanos ao beneficiá-los com uma lei que concedia o direito de participar dos tribunais que controlavam a administração dos recursos públicos.
  Caio conseguiu aprova as leis de distribuição de terras em Tarento e Cápua. E também aprovou a lei Frumentária, que estipulava a venda de trigo a valores menores para os cidadãos mais pobres.
  A tentativa de ampliação da cidadania romana fez com que os plebeus ficassem contra Caio Graco. Com essa lei o benefício da política pão e circo podiam ser ameaçados. Depois de perder a reeleição, Caio organizou um golpe de Estado que não se realizou. Com medo do senado Caio e seus seguidores se refugiaram no monte Aventino, o tribuno então ordenou que um escravo o matasse.
  Após todos esses acontecimentos, a reforma agrária e outras ações democráticas foram combatidas pela nobreza romana.

Postado por: Carolline Souza Teixeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário